26/12/2015

Empresa constrói sobrado com impressora 3D em menos de 3 horas.

Foto: Xinhua

Em Xian na China, a empresa Zhuoda construiu um sobrado de dois andares em apenas três horas utilizando uma impressora 3D. A casa foi pré montada como se fossem LEGO diante de uma plateia de espectadores que foram convidadas a entrarem na casa. A casa é modular e à prova de fogo além de suportar um terremoto de magnitude 9 e é feita a com material de construção especial que a empresa mantém em segredo.

A empresa concluiu 90% da construção em uma fábrica fora do local e depois enviou as peças modulares para a instalação. O processo é eficiente e economiza tempo e custos de construção de 400 até 480 dólares por metro quadrado. De acordo com o engenheiro Yongliang, as estruturas impressas levaram 10 dias para ficarem prontas enquanto uma construção comum leva em média seis meses.


A capacidade para suportar terremotos vem da resistência dos módulos, cada um pesando mais de 100 quilos por metro quadrado e suportam o peso de forma independente. O Grupo Zhouda entrou com mais de 22 patentes sobre a sua tecnologia e está mantendo a composição do seu material em segredo.

No entanto, o vice-presidente da empresa Tan Buyong revelou que o novo material é proveniente de resíduos industriais e agrícolas, é à prova de fogo, à prova d'água, e é livre de substâncias nocivas, como formaldeído, amônia e radônio.


Após o quadro estrutural impressos em 3D, a empresa aplicou texturas de folhas decorativas para cada módulo antes da montagem final. Os proprietário será capaz de escolher entre uma variedade de texturas decorativas, como jade, mármore, madeira e granito.

A empresa já havia construído 10 casas em 24 horas, como podemos ver no vídeo abaixo que mostra as impressoras em operação:


Por Lucy Wang
Publicado no Inhabitat