28/12/2015

Mulheres que mudaram a ciência em 2015.


2015 foi um ano repleto de inovação científica e tecnológica. Vamos ver algumas mulheres que tornaram esses acontecimentos reais.

STEFANIE TELLEX

Uma das histórias mais interessantes do ano foi o do Robô Baxter. A máquina foi programada para aprender a pegar objetos estranhos e navegar em ambientes desconhecidos através de sensores infravermelhos instalados em câmeras, o que lhe permitiu analisar a situação a partir de diferentes ângulos. É um processo que leva a muitas tentativas e, por vezes várias horas. Uma vez Baxter aprendeu algo, no entanto, ele pode ensinar outro robô com os mesmos sensores e pinças codificando as informações em um formato que pode ser carregado em seus sistemas.
Baxter foi projetado por Stefanie Tellex, professora assistente no Departamento de Ciência da Computação na Universidade de Brown, que diz que seu objetivo é "construir robôs que perfeitamente usem linguagem natural para se comunicar com os humanos".
"Em vinte anos, cada casa terá um robô pessoal, que pode executar tarefas como limpar a mesa de jantar, lavar roupa e preparar o jantar". "Mas para alcançar este objetivo é essencial para que os robôs se movam além de simplesmente interagirem com as pessoas e para ajuda-las".

"Como essas máquinas se tornam mais poderosas e autônomas, é fundamental desenvolver métodos para capacitar as pessoas para dizer-lhes o que fazer. Estou criando métodos de ativação de um robô para aprender a perceber e manipular os objetos em seu ambiente que são mais importantes para ajudar os humanos".

Vídeo do Robô Baxter



MELISSA LITTLE

Melissa Little é chefe do Laboratório de Pesquisa do rim em Melbourne, responsável este ano para o crescimento das mini rins a partir de células tronco. Os rins, ao contrário das versões anteriores, formam todos os tipos de células encontradas no rim humano e realizam duas funções principais - equilíbrio de fluidos e de filtragem de sangue.
O processo guiado pela equipe foi semelhante ao de um feto embrião em desenvolvimento. Embora os rins ainda não estejam preparados para o transplante humano, eles serão utilizados para modelar doenças, terapias celulares e será uma parte essencial do desenvolvimento da construção de órgãos humanos em laboratório. Eles também serão utilizados para identificar remédios para a doença renal.
"O mini rim é muito complexo e mais parecido com um órgão real do que nunca", disse Little. "É importante para testes de drogas e também abre as portas para a terapia celular e a bioengenharia de rins de substituição. Um dia isso pode significar novos tratamentos para pacientes com insuficiência renal".



Mini-rim formado a partir de células troncos. Foto Minoru Takasato


JENNIFER DOUDNA

CRISPR é uma ferramenta de edição de genoma mais precisa, eficiente e flexível do que a tecnologia já existente. Essencialmente permitindo que os cientistas “cortem e colem” pedaços de sequência de DNA no genoma, CRISPR transforma as enzimas Cas-9 em engenheiros de precisão, combinando DNA com células específicas e qualquer corte ou arrumá-los.
Até agora, CRISPR tem prevenido o HIV nas células humanas, inverteu mutações que causam cegueira e parou com a multiplicação de células cancerosas. A técnica não é apenas utilizada em seres humanos. O CRISPR pode ser usado para alterar a matéria de plantas e protegê-las das culturas de vírus.
Doudna foi uma das pioneiras da técnica e foi recentemente premiada com um US$ 3 milhões do Prêmio Breakthrough em Ciências da Vida.


MARIA PEREIRA

As cardiopatias congênitas são bastante comuns em crianças. No Reino Unido, 8 a cada 1000 nascimentos possuem defeitos congênitos. Os corações das crianças são pequenos, o tecido sutura pode ser extremamente perigoso e difícil de evitar mais danos ao coração já fraco.
Chefe de Pesquisa em Gecko biomédica, Maria Pereira queria desenvolver um adesivo que poderia substituir pontos e fosse capaz de sobreviver ao ambiente hostil do coração de uma maneira menos invasiva do que a cirurgia de coração tradicional.
A cola criada preenche todos esses critérios: biodegradável, biocompatível e elástica, também é tão suave e dinâmico como tecido humano, de modo que é capaz de suportar o desgaste e elasticidade do corpo. A cola única adere quando uma luz UV é apontada sobre ele, o que significa que os cirurgiões têm controle completo sobre a cirurgia para corrigir falhas no coração. O uso difundido da técnica está previsto para início de 2018.

Imagem Gecko Biomedical, adaptado por Bruno Silva.


Por Emily Reynolds
Publicado em Wired