30/12/2015

Poluição na China pode ser um grande negócio para a Microsoft e IBM.



Duas das maiores empresas de tecnologia do mundo, IBM e Microsoft, estão competindo para explorar mercado de rápido crescimento para a previsão da qualidade do ar nos maiores emissores de carbono do mundo .

As crises de poluição envolvendo Beijing levaram as autoridades chinesas a declararem dois alertas vermelhos só no mês de Dezembro. Um aviso para que a cidade de 22 milhões de habitantes de que a poluição pesada era esperada por mais de três dias. 

"Há cada vez mais a atenção para o serviço de previsão da qualidade do ar", disse Yu Zheng, pesquisador da Microsoft. "Mais e mais pessoas se preocupam com esta tecnologia da informação".

A previsão da qualidade do ar com iniciada por Dustin Grzesik, geoquímico americano e ex-morador de Pequim que criou o Banshirne.com, um site e app que faz previsões de ar limpo utilizando dados meteorológicos disponíveis.

"Se você pode prever o tempo, ele só tem mais algumas variáveis ​​para prever a qualidade do ar", disse Robert Rohde de Berkeley Earth, uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA que mapeia a poluição do ar da China em tempo real. "A maior parte das emissões poluentes não variam muito rapidamente".

"Agora, os avanços na "computação cognitiva"- máquinas programadas para melhorar a modelagem por conta própria - permitir que o software de previsão mais sofisticado para fornecer previsões para o índice de qualidade do ar com até 10 dias de antecedência, usando dados sobre tempo, trânsito e ambiente, bem como os níveis de poluição em tempo real a partir de estações de monitoramento do governo e até mesmo mensagens em redes sociais.
  
A Microsoft e a IBM garantiram seus primeiros clientes do governo no ano passado, após o desenvolvimento de suas respectivas tecnologias de previsão a poluição em seus laboratórios de pesquisa com base na China. As autoridades chinesas só começaram liberando níveis em tempo real de PM2.5 - material particulado atmosférico menos de 2,5 mícrons de diâmetro que podem penetrar profundamente nos pulmões - em 2012, depois da denuncia da embaixada dos EUA para a publicação de seus próprios dados de monitoramento em tempo real no Twitter.

O primeiro cliente da IBM foi em um escritório de proteção ambiental de Pequim, que baseia os seus alertas de poluição em uma tecnologia com código de cores. A empresa lançou uma "Joint Environmental Innovation Centre" - composta por governo e cientistas da IBM. O governo municipal só torna pública uma previsão de 24 horas em seu site, ou seja, os moradores não são capazes de ver por si mesmos quando um "alerta vermelho" pode ser ativado.

A IBM também assinou um acordo com a cidade de Zhangjiakou  que vai sediar  as Olimpíadas de Inverno de 2022 ao lado de Pequim, para fazer o planejamento para modelar o cenário na realização dos jogos.

A Microsoft assinou com o  Ministério do Meio Ambiente da China e agências de proteção ambiental na província de Fujian e Chengdu, capital da província de Sichuan.

Fora da China, a IBM também assinou acordos para a monitoramento da qualidade do ar com Nova Deli, uma das cidades mais poluídas do mundo, e Joanesburgo. "Nós devemos ser capazes de usar o mesmo sistema de base e fazer a previsão da qualidade do ar em diferentes partes do mundo", disse Brad Gammons, o líder empresarial por trás da iniciativa da IBM, o que a empresa chama de 'Green Horizons'.

As duas empresas não estão apenas competindo por clientes do governo. Os clientes de negócios, como companhias de geração de energia renovável, são outro alvo junto com os consumidores. Já existem mais de 30 parques de energia solar na China utilizando a tecnologia de previsão da IBM, que também pode ajudar a prever a disponibilidade de luz solar. A Microsoft crisou um site chamado Urban Air e um aplicativo para smartphone que fornece uma previsão de 48 horas.

Mas ainda existem muitas atualizações a serem feitas. A última versão do aplicativo para iOS não tinham as funções previstas no anúncio, onde a Microsoft culpou um bug, enquanto a IBM havia feito a previsão

De Reuters
Publicado em NBC News