27/01/2016

Estudante com deficiência intelectual consegue aprovação na UFS

(Foto: Eugênio Barreto / Seed)

Aos 33 anos de idade, com muito esforço e uma vontade de aprender, o estudante Italosandro Santos provou que quando obstáculos se impõem aos seus objetivos, eles podem e devem ser superados. Portador de deficiência intelectual, ele acaba de ser aprovado pelo Sistema Unificado de Seleção (Sisu) para o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

"Estou muito feliz e ansioso para começar logo a estudar", comemora o estudante.

Estudante egresso da rede pública, Ítalosandro cursou o ensino médio no Colégio Estadual Irmã Clemência, no município de Capela, onde reside. Paralelo a isso, enquanto cursava o ensino médio, participou também do programa Pré-universitário, da Secretaria de Estado da Educação (Preuni/SEED), no polo localizado na mesma cidade.

Aposentado, o pai de Italosandro, Willian Santos, explica que a merecida conquista não foi fácil. Morando um pouco afastado da sede do município, o aluno manteve, durante três anos, uma rotina diária longa.

“Ele se descolava para a escola com o transporte escolar, que o trazia de volta no final da tarde e em seguida o levava novamente, à noite, para as aulas de revisão do Preuni/SEED”, afirma Willian.

O pai dele ressalta ainda que o estudante fazia questão de participar também dos aulões realizados pelo Preuni em Aracaju. “Juntamente com outros estudantes ele pode aprender mais, e isso certamente contribui para o seu resultado”, disse Willian, demonstrando ter consciência de que o filho enfrentará ainda muita dificuldade nessa nova trajetória.


Conquista
A coordenadora do Preuni/SEED, Laila Gardênia, considera inédito esse resultado, com uma vitória tanto para o recém-aprovado e sua família, quanto para o Governo de Sergipe.

De acordo com Gardênia, o ingresso de Italosandro no nível superior irá contribuir para o desempenho intelectual e social dele.

“É gratificante para nós que fazemos parte do Preuni/Seed receber essa notícia, pois por meio disso pudemos comprovar mais uma vez a eficiência da nossa política de ensino.Mesmo com todas as dificuldades impostas, Ítalo é uma demonstração de superação e certamente se tornará um exemplo”.

*Com informações da Seed

Fonte: G1