29/01/2016

Pesquisadores descobrem aditivo do urucum que bloqueia células do câncer de pele



Pesquisadores descobriram algumas propriedades especiais no aditivo natural do urucum (colorau). Propriedades que podem bloquear o desenvolvimento de certas células cancerosas em pele de ratos.

O Colorau, usado por antigas tribos como pintura corporal é agora mais utilizado como corante alimentar - contém um composto que impede a formação de células cancerosas provocadas pela radiação ultravioleta. O composto em questão se chama Bixina e foi descoberto como parte de testes à procura de moléculas para ativar Nrf2 do corpo, que ajuda a fortalecer as células humanas contra a exposição a agentes cancerígenos.

A descoberta foi feita por uma equipe da Universidade do Arizona e os testes foram iniciados em ratos de laboratório. Os animais que foram injetados com a Bixina mostraram muito menos reação à radiação UV do que aqueles que não foram expostos, o que suporta a teoria de que o composto bloqueia as células cancerosas de alguma forma. 

Georg Wondrak, que liderou o estudo, acredita que induz as células a produzir antioxidantes protetores e fatores de reparação - em primeiro lugar as células cancerosas são impedidas de formar. "Se você suprimir queimaduras solares, você pode evitar a formação do câncer. Essa é a lógica", disse Wondrak.

Teste em Humanos

O próximo passo é, naturalmente, ver se o mesmo efeito pode ser reproduzido em humanos. Isso é um processo que pode demorar algum tempo, mas considerando que o urucum já está aprovado para consumo humano pela FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos , isso significa que pode haver menos obstáculos regulatórios do que o normal.

Em última análise, o urucum poderia ser um ingrediente chave para a produção de um novo super-protetor solar, mas que funciona de dentro pra fora. Os pesquisadores acreditam que a descoberta poderia estar pronta em cerca de cinco anos.

A pesquisa foi publicada no periódico Free Radical Biology and Medicine.

Fonte: Science Alert
Foto: Juliana Lins