09/02/2016

As Cataratas do Niágara podem ser desligadas outra vez.


Poucos lugares são tão marcantes como as Cataratas do Niágara - um grupo de três cachoeiras abrangendo os EUA e a fronteira com o Canadá -, mas estamos acostumados a vê-la no fluxo completo de 168.000 metros cúbicos de água a cada minuto. Como o resultado de uma proposta do Departamento de Transportes e Parques do Estado de Nova Iorque, o dilúvio pode ser temporariamente desligado em um futuro próximo, permitindo um raro vislumbre das rochas e geologia do local.

A razão pela qual as agências estaduais querem desligar o fluxo de água é para reparar duas pontes de pedra de 115 anos de idade como relata a National Geografic. 

Seria um movimento dramático, mas não seria inédito. Em 1969, a água foi direcionada para longe do lado americano das cataratas para que engenheiros do exército pudessem estudar como a paisagem das cachoeiras foi desgastado.

Durante esse período de seca, o leito do rio foi irrigado manualmente para manter um nível constante de umidade e muitas fotos foram tiradas das rochas recém expostas.


De acordo com relatos da época, os turistas apareceram em massa para ver a visão única do local, como centenas de baldes de moedas que foram removidas. Segundo Rose Hackman relatou ao The Guardian, foram encontrados dois cadáveres e um deles jamais foi identificado. 

Fonte: Science Alert
Imagens: Pica-Pau desce as Cataratas