17/02/2016

Deslocamento de iceberg na Antártica causa morte de 150 mil pinguins



Cerca de 150 mil pinguins morreram depois que um iceberg se deslocou e parou na colônia das aves na Antártica, forçando um exílio em busca de comida - segundo um novo estudo científico.
O iceberg B09B, de cerca de 100 km2, se deslocou até a Baía Commonwealth no leste da Antártica em 2010, indicaram pesquisadores de Austrália e Nova Zelândia na revista Antarctic Science.
A população de pinguins de Adelia no Cabo Denison da baía era de 160 mil em fevereiro de 2011, mas em 2013 caiu para 10 mil.
As aves tiveram que iniciar um périplo de 60 km para encontrar comida, segundo os investigadores da Universidade de New South Wales, do Centro de Investigação sobre Mudança Climática e do Fundo da Nova Zelândia West Coast Penguin.
Os pesquisadores alertam para o risco de que os pinguins desapareçam completamente do Cabo Denison nos próximos 20 anos.
Durante o censo realizado em dezembro de 2013, os pesquisadores encontraram "centenas de ovos abandonados".
Os pinguins observados eram "muito dóceis, letárgicos, quase não estavam conscientes de sua presença", disse Chris Turney, à frente da expedição, ao jornal Sydney Morning Herald.
"Eles apenas estão sobrevivendo, e não têm condições de incubar a próxima geração. Vimos muitas aves mortas no chão. Foi devastador", contou.
Em vez disso, disseram que os pinguins que vivem no lado oriental da baía, a apenas a 8 km de onde o gelo fica, estão em boas condições.
O gelo ao redor da Antártica está aumentando, ao contrário do que acontece no Ártico, onde o aquecimento global está causando o derretimento. Os cientistas acreditam que as mudanças no vento e as condições locais estão por trás do fenômeno na Antártica.

Fonte: AFP
Imagem: Freepik