22/02/2016

Pesquisa da USP sobre alimentos vence o Prêmio Péter Murányi 2016


Uma pesquisa liderada por Franco Lajolo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), venceu o Prêmio Péter Murányi 2016 – Alimentação. O estudo, que busca desenvolver novas tecnologias de conservação de frutas a partir do entendimento dos seus mecanismos de amadurecimento, permitirá aos produtores reduzir as perdas pós-colheita e, ao consumidor final, um produto melhor, mais nutritivo, doce e firme, sem comprometer padrões de qualidade.

O trabalho “Bases moleculares das transformações pós-colheita e qualidade de frutas”, realizado em conjunto com Beatriz Rosana Cordenunsi e João Roberto Oliveira do Nascimento, ambos da FCF-USP, identificou as vias metabólicas para a transformação do amido em açúcar e as enzimas que atuam na degradação da parede celular, ou seja, na textura da fruta.

Os resultados revelaram, por exemplo, que a velocidade da transformação varia conforme o cultivar. “Identificamos uma variedade com mais resistência ao frio – fator importante para garantir a qualidade do produto no transporte de longa distância”, afirmou Lajolo, que integra o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.

“O trabalho foi o vencedor entre mais de 90 inscritos e passou pelo crivo de uma Comissão Técnico-Científica altamente competente”, afirmou Zilda Vera Murányi Kiss, presidente da Fundação que organiza o prêmio.

“O prêmio leva em consideração a perspectiva da aplicação, de agregar valor para a sociedade, estimulando os pesquisadores neste sentido”, ressaltou Euclides Mesquita Neto, membro da Coordenação de área de Engenharia da FAPESP, que integrou o Júri.

O Prêmio Péter Murányi, no valor de R$ 200 mil, será entregue no dia 19 de abril, no Centro de Convenções da Associação Paulista de Supermercados. A premiação é anual e concedida em quatro áreas, de forma alternada: saúde, educação, alimentação e desenvolvimento científico & tecnológico. A próxima edição será focada na área da educação. As inscrições terão início em maio próximo pelo site www.fundacaopetermuranyi.org.br. 

Fonte: Agência Fapesp