25/02/2016

Presa de antepassado do elefante é descoberta no Paquistão


Uma equipe de cientistas paquistaneses anunciou a descoberta de um espécime raro de presa de stegodon, um primo distante do elefante que viveu há 1,1 milhões de anos.

A presa, encontrada na província paquistanesa do Punjab (centro), pode fornecer novas evidências sobre a evolução do mamífero extinto.

De acordo com o que se sabe hoje em dia, o stegodon apareceu na Terra há cerca de 11 milhões de anos e viveu até a última era glacial, cerca de 11.700 anos atrás.

A presa mede cerca de 2,44 metros de comprimento e 20,3 cm de diâmetro. É o maior exemplar já encontrado no país, de acordo com a equipe de pesquisa.

Foi descoberta por pesquisadores do Departamento de Zoologia da Universidade do Punjab durante uma expedição perto da aldeia de Jhelum, disse à AFP um porta-voz da universidade, Khurram Shahzad.

"Esta descoberta aprofunda nossos conhecimentos sobre a evolução do stegodon, especialmente nesta região", declarou à AFP o professor Muhamad Akhtar, que dirige o grupo.

"Também nos esclarece sobre o estado do meio ambiente na época em que o animal vivia", agregou.

Segundo Akhtar, a presa é a da época do Pleistoceno superior, o que pode ser determinado graças a uma técnica que utiliza a radioatividade.

Os stegodons se caracterizam por suas longas presas quase retas. Apareceram inicialmente na Ásia, onde se encontraram a maioria dos fósseis.

Fonte: AFP