06/02/2016

Um olhar para a evolução do olho

Cientistas conseguiram reconstruir olho de um fóssil de crustáceo de 160 milhões de anos de idade encontrado no sudeste da França. Com a reconstrução do olho, os cientistas conseguiram fazer a estrutura de tecido mole visível - que foi durante muito tempo considerado impossível.

Zoólogos de Colônia e Lyon conseguiram descobrir a estrutura interna de um olho composto de aproximadamente 160 milhões de anos (Dollocaris ingens van Straelen, 1923, Thylacocephala) do período Jurássico Médio. Ele foi descoberto no depósito de La Voulte no sudeste da França. 

Com a reconstrução da estrutura do olho, os cientistas conseguiram fazer a estrutura de tecido mole ser visível - que foi durante muito tempo considerado impossível. Juntamente com o paleontólogo Jean Vannier (CNRS / Université Claude Bernard Lyon 1 / ENS de Lyon) e outros colegas, a zoóloga Brigitte Schoenemann da Universidade de Colônia desempenhou um papel de liderança nesta pesquisa.

A construção de alta performance olho do crustáceo mais se assemelha a de uma abelha ou uma libélula. O mais provável é que também funcionavam de maneira parecida. A análise física revelou que este crustáceo estava ativo durante o dia e viveu nas partes repletas de luz sobre o oceano. Uma análise do seu estômago mostrou que, obviamente, perseguia organismos marinhos menores e se alimentava deles.

Este trabalho de pesquisa é importante porque até agora os pesquisadores pensavam que somente as partes duras de um animal, como conchas ou ossos, poderiam ser preservadas. Assim, os resultados da equipe sobre pesquisa em tecidos moles são inovadores.

A equipe foi capaz de abrir completamente novas perspectivas - não apenas para a investigação de sistemas sensoriais fossilizados. Ele também mostrou que, em comparação com resultados anteriores, o registro fóssil pode contribuir importantes fatos para a discussão da evolução dos sistemas internos visuais e outros.

Fonte: Jean Vannier, Brigitte Schoenemann, Thomas Gillot, Sylvain Charbonnier, Euan Clarkson.
Imagem: Freepik