26/03/2016

Brasil lança pedra fundamental de nova base na Antártida

O lançamento da pedra fundamental de reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz foi realizado nesta segunda-feira (29). A base brasileira ocupará o mesmo local da estação anterior, destruída em um incêndio em 2012, e dará novo impulso às pesquisas científicas desenvolvidas pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar).
Em cerimônia na cidade de Punta Arenas, no Chile, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, agradeceu os esforços de todas as instituições envolvidas no projeto e destacou a importância da estação para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. "Julgamos fundamental para a ciência brasileira que a Estação continue pesquisando e nos fornecendo dados importantes para o meio ambiente, para a geopolítica e para a nossa economia", disse.
Com uma área de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados, a nova estação contará com 17 laboratórios, ultrafreezers para armazenamento de amostras e materiais usados nas atividades científicas, setor de saúde, biblioteca e sala de estar. A área de pesquisa científica foi projetada para atender a uma multiplicidade de exigências, com prioridade para os projetos do Proantar.
O projeto, que usa tecnologia de ponta, foi concebido com a participação direta da comunidade cientifica, e as obras serão executadas pela empresa China Electronics Import and Export Corporation, vencedora da licitação.
Para o pesquisador e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), Antônio Batista, a construção da nova estação está de acordo com as necessidades da comunidade científica. "Fiz parte das discussões que levaram ao projeto da base com outros representantes da comunidade cientifica, e ele é excelente", avaliou o pesquisador.
Programa científico 
A Estação Antártica Comandante Ferraz foi instalada em 6 de fevereiro de 1984, dois anos após a criação do Proantar. Está localizada na Península Keller, interior da Baía do Almirantado, na Ilha Rei Jorge. Desde a sua instalação, a estação vem contribuindo de forma decisiva para a formação de centenas de cientistas e a construção de um grande acervo de estudos em diversas áreas do conhecimento.
O Programa Antártico Brasileiro foi criado em 1982 por um grupo de pesquisadores com o objetivo de desenvolver um programa científico que incluísse o Brasil entre os países do Tratado da Antártica. Em 1991, a assinatura do Protoloco de Madri classificou a Antártida como reserva natural dedicada à paz e à ciência.
Entre os projetos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros no Proantar estão ações preventivas sobre o impacto das mudanças globais na Antártica e suas consequências para o Brasil; previsão meteorológica nacional sobre frentes frias antárticas; bem como monitoramento preventivo da radiação solar e da camada de ozônio.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTI