29/03/2016

Exposição Cosmos nos Museu de Arte de Joinville


O Museu de Arte de Joinville (MAJ) apresenta nesta quinta-feira (31), às 19 horas, a exposição individual ‘Cosmos’, do artista visual porto-alegrense Carlos Wladimirsky.

A exposição 'Cosmos' é constituída de quinze desenhos de pequenas dimensões aproximadas de 28 x 38 cm, em técnica mista sobre papel de algodão.

Os desenhos, produzidos em 2015, são resultado de dezenas de diluições de pigmentos e gestos gráficos, com o uso de técnicas do desenho com aquarela, giz pastel seco e guache, gerando uma veladura. Esta superposição de aguadas criam imagens que remetem a um mundo sideral e cósmico com formas abstratas em contínua transformação.

Serão apresentados também ao público quatro vídeos que abordam os processos de criação do artista e o ateliê. A performance tem roteiro e direção de Carlos Wladimirsky e atuação dos performers Rogério Nazari, Cristina Rosa e Carlos Wladimirsky.

Na abertura da exposição ‘Cosmos’ no MAJ, o artista estará presente e conversará com o público. A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 1º de maio de 2016.

Sobre o artista
Carlos Wladimirsky nasceu em Porto Alegre/RS, vive e trabalha na mesma cidade. Foi integrante do “Espaço NO” de 1979 a 1982, o grupo foi pioneiro e de relevante importância para as artes visuais e a contemporaneidade gaúcha. Dedicou-se inicialmente ao teatro, ao cinema experimental e às performances e, nos anos 80, ao desenho e à pintura.

Em 1990 fez viagem de residência artística a Portugal e entrou em contato com a pintura de Maria Helena Vieira da Silva e com a joalheria de René Lalique, iniciando trabalhos com joias em prata, e pedras brutas semipreciosas.

Wladimirsky iniciou em 2002, sua pesquisa com cerâmica, produzindo pratos, bowls e máscaras esmaltadas que têm suas configurações enraizadas em suas investigações do desenho.


Serviço
O quê: Exposição ‘Cosmos’

Quando: abertura nesta quinta-feira (31), às 19 horas. Mostra segue até 1° de maio.

Horário de visitação: terça a domingo, das 10 às 16 horas.

Onde: Museu de Arte de Joinville - Rua XV de novembro, 1400, América

Visitas monitoradas para grupos devem ser agendadas pelos telefones: (47) 3433-4677 / 3433-4754.

Entrada Gratuita

Fonte: Santa Catarina 24 horas
Imagem: Divulgação