31/03/2016

Fenômeno da web, 'Carreta Furacão' ganha game desenvolvido no AM


Com milhões de visualizações em vídeos no YouTube, o 'trenzinho' que anima festas infantis chamado de "Carreta Furacão" viralizou como "meme". A união tão irreverente de personagens como Fofão, Mickey, Popeye e Capitão América dançando diversos ritmos musicais ficou na memória da internet e uma universidade do Amazonas criou um jogo baseado na turma para a plataforma Android.
A coordenadora do laboratório de games da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cristina Araújo, contou que ideia de "Carreta Furacão: The Legend" surgiu de um dos alunos do curso, Eduardo Lira, que, ao ver um GIF que sugeria um jogo 'pixelizado' da trupe de Ribeirão Preto, decidiu levar o projeto adiante. Lançado na segunda-feira (29), o jogo conta com quase 1 mil comentários na Google Play Store.

"Nós sempre incentivamos os alunos a trazerem suas próprias ideias, e ele tinha visto esse vídeo. Apesar do 'meme' ser antigo, não sabíamos que teríamos tanta repercussão. O jogo foi criado em uma semana, por meio de um processo onde acompanhamos a concepção, desenvolvimento até o lançamento no mercado".

O jogo é uma corrida, ao estilo "infinity run",  que os personagens precisam realizar até alcançarem a Carreta Furacão. Pelo caminho, diversos obstáculos tentam impedir os personagens e, a cada falha, um tem que sair do grupo. A trilha sonora que acompanha a trupe tambem é inspirada em um dos vídeos com mais visualizações, onde é tocada a música "Vem Dançar o Mestiço", de Leandro Lehart.
Após ver um GIF que simulava um jogo da "Carreta" e realizar uma rápida pesquisa, o estudante do curso de licenciatura em informática, Eduardo Lira, de 19 anos, descobriu que o game ainda não havia sido criado. Em vez do GIF, que mostrava apenas o personagem "Fofão" pulando obstáculos, o estudante decidiu englobar todo o grupo no jogo.
"Para o cenário, eu decidi seguir a mesma cartilha de onde os vídeos foram gravados, tentando passar ideia de uma cidade simples. A trilha sonora é da música 'Vem Dançar o Mestiço', eu modifiquei um pouco o áudio para que as pessoas sentissem uma rápida identificação. Os obstáculos também são baseados nos vídeos, como o ciclista que atropelou um dos integrantes", explica.

O estudante também disse que a volta da compartilhação do "meme" nas redes sociais foi um dos fatores para apostar no projeto. "Apesar de antigo, as pessoas voltaram a compartilhar com mais intensidade nas redes sociais, então, eu decidi ir em frente", disse.
O jogo está disponível na plataforma Android e requer a versão 2.3 ou superior. O tamanho do app é de 22 megas.

UEA Games Lab
A página da UEA Games Lab conta com mais de 30 games publicados na Google Play Store. Um dos processos, implantados pela professora Crsitina Araújo, tenta desenvolver o game em apenas uma semana.
"Entrei em junho do ano passado e implantei o processo. Desde lá já, já foram 17 jogos publicados", afirmou a coordenadora do Laboratório de Jogos e Entretenimento Digital da UEA.

O Lab também tem página no facebok, onde é possível acompanhar as pesquisas desenvolvidas.

Fonte: Sérgio Rodrigues/G1
Imagem: Divulgação