23/03/2016

Peixe híbrido feminino desenvolve órgãos masculinos e se reproduz


Uma peixe fêmea hibrido criada no aquário de uma universidade do Reino Unido, chocou pesquisadores quando se descobriu que ela tinha desenvolvido um órgão sexual masculino, fertilizado seus próprios ovos e produziu quatro peixes.

O peixe de água doce tropical, conhecido como um ciclídeo, deu à luz mais de 42 crias durante o ano subsequente, um caso raro de "autofecundação", de acordo com um documento publicado na revista da Royal Society Open Science.

A prática é rara em vertebrados. Foi descoberto anteriormente na killifish de mangue, mas para aqueles peixes, autofecundação é um principal modo de reprodução.

"No killifish mangue, autofecundação é uma adaptação", disse o principal autor Professor Assistente Ola Svensson. "Acredita-se que ele pode ser difícil para eles encontrar um companheiro, e autofecundação é melhor do que não produz nada."

Dr Svensson, pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas e Ambientais e sua equipe cruzaram duas espécies diferentes de ciclídeos para produzir o que eles pensavam que era um caso normal, embora peixe híbrido e do sexo feminino.

Após a morte do peixe, os cientistas determinaram que o peixe tinha ambos os ovários e testículos de um macho, de modo que o peixe era intersex.

Foto: Ola Svensson / Royal Society Open Science
Fonte: ABC