24/04/2016

Freddie Mercury tinha uma voz inigualável, diz a ciência.


A voz de Freddie Mercury ajudou o Queen a atingir um nível histórico de popularidade em todo o mundo, mas o que a torna tão cativante? Um grupo de pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, propôs-se a descobrir e publicou os resultados na revista científica Logopedics Phoniarics Vocology.

Através de análise de entrevistas de Mercury, assim como de gravações da sua voz a solo e com o Queen, e ainda de filmagens dentro da garganta de um cantor convidado para imitar o estilo de cantar de Freddie Mercury em laboratório, foram capazes de concluir que Mercury tinha algumas capacidades especiais, que sabia usar com muito controle.

Em primeiro lugar, os pesquisadores concluíram que Mercury era um barítono, mas que conseguia complementar as características da sua voz com um elevado controle da sua capacidade de vibrato. Isto significa que as suas cordas vocais conseguiam flutuar muito rapidamente entre um tom e o outro, dando à sua voz o característico tom à beira do descontrole que o cantor usava com tanta maestria.

O que os cientistas não conseguiram comprovar, porém, foi que Mercury tivesse uma voz capaz de abranger quatro oitavas, como frequentemente se diz. Conseguiram registar Mercury a atingir 37 semitons - um valor impressionante - mas não os 48 que seriam necessários para afirmar que o cantor tinha uma voz de quatro oitavas.

Fonte: Diário de Notícias
Foto: Arquivo Global Imagens