10/04/2016

Mudança climática pode estar movendo o Polo Norte para o Reino Unido




A mudança do clima está provocando o deslocamento do Polo Norte em direção ao Reino Unido, devido a alterações na rotação da Terra, que resultam do derretimento de geleiras. 

Por volta do ano 2000, o pólo de rotação do Norte começou a migrar para o leste em um ritmo vigoroso. Agora, os cientistas do Jet Propulsion Laboratory podem ter descoberto o que está acontecendo.

O eixo de rotação de qualquer planeta, incluindo a Terra, está em constante fluxo. Isso porque planetas não são esferas perfeitas, cuja massa está sempre em movimento.

Os cientistas monitoram medidas do eixo de rotação da Terra desde 1899. Antes do século 21, o pólo vagou em direção a Hudson Bay, Canadá, movendo-se a uma taxa de cerca de sete centímetros por ano. Acredita-se que esta migração a longo prazo estar relacionado com a perda da camada de gelo, que cobriu Canadá e grande parte do norte dos Estados Unidos durante a última era do gelo.

Por volta da virada do século, o eixo de rotação da Terra traçou um novo rumo em direção ao leste e ele está se movendo duas vezes mais rápido do que antes.

Os grandes volumes de água subterrânea através de bombeamento e somado a isso as mudanças climáticas fazem com que um lugar fique mais seco e outros mais úmidos. Tomadas em conjunto, essas mudanças estão causando a mudança do eixo com rapidez.


Referências:
Maddie Pedra/Gizmodo
José Eduardo Mendonça/Planeta Sustentável
Newslook.com