09/04/2016

"Receptor Maconha" pode ser a chave para novos tratamentos de fertilidade masculina



Em um relatório de pesquisa publicado na edição de abril 2016 do The FASEB Journal, cientistas mostraram que um receptor canabinoide, chamado de "CB2", ajuda a regular a criação de esperma. Isto não só fornece mais evidências de que a maconha pode atrapalhar a fertilidade nos homens, mas também sugere uma estratégia terapêutica para o tratamento da infertilidade masculina.

"A possibilidade de melhorar a fertilidade masculina é um dos principais focos deste estudo, uma vez que a infertilidade é um problema mundial que afeta até 15% dos casais e os fatores masculinos representam entre 20-70%", disse Paola Grimaldi, Ph. D., pesquisadora envolvida no trabalho do Departamento School of Medicine at the University of Rome Tor Vergata, Itália.

Para fazer a sua descoberta, Grimaldi e colegas trataram três grupos de ratos com diferentes agentes em um período de 14 a 21 dias. O primeiro grupo foi tratado com um ativador específico do receptor CB2. O segundo grupo foi tratado com um inibidor específico do receptor CB2. O terceiro grupo recebeu apenas a solução salina e serviu como grupo de controle. O grupo tratado com o ativador CB2 mostrou uma aceleração da espermatogênese, enquanto o grupo tratado com o inibidor exibiu uma taxa mais lenta do processo. Isto sugere que um equilíbrio de ativação CB2 é necessário para a progressão adequada da espermatogênese.

"Que os efeitos benéficos normais de canabinoides endógenos na espermatogênese podem ser estimulados por um imitador químico, um agonista, é uma ideia nova potencialmente promissora para o tratamento da infertilidade masculina", disse Thoru Pederson, Ph.D., Editor-Chefe do The FASEB Journal.


Fonte: Federation of American Societies for Experimental Biology. "'Marijuana receptor' might hold the key to new fertility treatments for men: Research suggests that cannabis exposure may affect DNA-bound proteins, sperm chromatin and have an impact on fertility, embryo development and offspring health." ScienceDaily. ScienceDaily, 8 April 2016

Imagem: Freepik
Tradução: Bruno Silva