26/05/2016

Arqueólogos encontram "receita" de cerveja produzida há cinco mil anos


Um grupo de arqueólogos que estudava recipientes de cerâmica encontrados na província de Shaanxi, na China, diz ter descoberto resíduos que indiciam a produção de cerveja há cinco mil anos. Os resíduos permitem reconstruir a primeira "receita" de cerveja da história da China - numa era conhecida como o período Yangshao, no Neolítico

Os restos de cerâmicas encontrados num sítio arqueológico - e datados de 3400 a 2900 aC - revelaram os indícios mais antigos de fabricação de cerveja na China, segundo um artigo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

A bebida produzida seria sofisticada e elaborada à base de várias plantas, entre elas a cevada e um tipo de milho. A identificação dos restos de cevada no sítio de Mijiaya, no nordeste da China, "representa a presença mais antiga na China desse cereal proveniente da Europa, o que supõe que seu cultivo no país data de mil anos antes" do que se pensava, afirma o estudo.

"Isso indica que a cevada foi usada durante muito tempo para fazer cerveja antes de se converter em cultivo agrícola", acrescentam os investigadores.

Fonte: Diário de Notícias
Imagem: Freepik