16/05/2016

Bactérias no oceano ajudam na regulação do clima, indica estudo


Cientistas britânicos encontraram no oceano um grupo de bactérias que parece desempenhar um papel relevante na regulação do clima da Terra, divulgou nesta segunda-feira (16) a revista "Nature Microbiology".
O estudo descobriu que o grupo das Pelagibacterales, que engloba os organismos mais abundantes do planeta, tem função destacada na hora de estabilizar a atmosfera.
Ben Temperton, professor do departamento de Biociência da Universidade de Exeter (Inglaterra), foi um dos integrantes da equipe de pesquisadores que pela primeira vez identificou o grupo das Pelagibacterales como origem provável da produção do composto químico de sulfato de dimetilo (DMS).
O DMS estimula a formação das nuvens e é uma substância fundamental na chamada "hipótese CLAW", segundo a qual alguns organismos do fitoplâncton contribuem para a produção da substância.
Através de vários processos químicos, o DMS aumenta a produção de algumas partículas esféricas de água, formadas pela condensação de vapor, que por sua vez reduzem a quantidade da luz do sol que se projeta sobre a superfície oceânica.
As últimas descobertas revelam a importância das Pelagibacterales nesse processo e abre um novo caminho para pesquisas.
"Esse trabalho mostra que as Pelagibacterales constituem uma função importante na estabilidade climática. Se vamos aprimorar os modelos de como o DMS impacta no clima, temos que considerar esses organismos como um contribuinte principal", disse Temperton.
Fonte: EFE
Imagem: Freepik