05/05/2016

CNPq abre inscrições para Iniciação Científica


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança chamada dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica.
As inscrições ficam abertas até o dia 13 de junho de 2016. A proposta deve ser preenchida e enviada por meio de formulário eletrônico, pelo representante de Iniciação Científica da instituição, exclusivamente, via Plataforma Carlos Chagas.
As modalidades de bolsas concedidas são Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM), Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) e Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) com duração de 12 até 24 meses, a partir de agosto 2016.
PIBIC – É destinado a estudantes de graduação do ensino superior. Podem participar instituições públicas, comunitárias ou privadas, que efetivamente desenvolvam pesquisa e tenham instalações próprias para tal fim.
PIBIC-EM – Já no ensino médio, o programa é operacionalizado por uma instituição de ensino superior e de pesquisa, em parceria com escolas públicas de ensino regular, escolas militares, ou ainda, escolas técnicas e privadas de aplicação. Esta modalidade é destinada a alunos do ensino médio.
PIBITI – Esta modalidade concede cotas de bolsas a instituições de ensino superior e centros de pesquisa voltados à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação para estudantes da graduação.
PIBIC-AF – Concede cotas de bolsas de iniciação científica a Instituições de Ensino Superior (IES) públicas que possuam políticas de ação afirmativa para o ingresso de grupos historicamente excluídos em seu quadro discente e que tenham sido aprovadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e/ou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da Chamada 2014/2016.
A instituição de ensino superior e de pesquisa proponente deverá estar previamente cadastrada no Diretório de Instituições (DI) do CNPq.
Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos no endereço: pibic@cnpq.br.
Para saber mais acesse aqui.
Fonte: CNPq