07/05/2016

“Minieclipse”: público poderá ver passagem de Mercúrio com orientação de astrônomos


O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP vai acompanhar a passagem do planeta Mercúrio pelo Sol, que acontecerá no próximo dia 9, a partir das 8h13 da manhã. Na praça em frente à entrada principal do IAG serão colocados telescópios com filtros solares para observar o fenômeno, conhecido como “Trânsito de Mercúrio”, que deverá se estender até às 15h42 da tarde. Monitores do IAG vão orientar os interessados em acompanhar a passagem do planeta pelo Sol, que também poderá ser vista em vídeo e em projeções solares

A professora Elysandra F. Cypriano, do IAG, que coordena a atividade, explica que Mercúrio é o planeta do sistema solar mais próximo do Sol, localizado a uma distância média de 58,4 milhões de quilômetros (km), ou 0,4 Unidade Astronômica (UA). A Terra, que é o terceiro planeta mais próximo do Sol, está a uma distância de 149, 6 milhões de km, ou 1 UA. “Assim como a Terra, Mercúrio gira em torno do Sol, mas faz uma órbita interna à do nosso planeta”, afirma. “Por isso, em alguns momentos, é possível observar da Terra a sua passagem pelo sol”.

“Geralmente, o Trânsito ocorre em maio ou novembro, cerca de 13 vezes por século, e a visibilidade depende do lado da Terra que estiver exposto ao Sol no momento da passagem”, conta a professora.

"Girando em torno do Sol, Mercúrio passará na frente do disco solar, como se fosse um mini-eclipse, embora a denominação oficial do fenômeno seja Trânsito de Mercúrio"

“O Brasil terá uma visão privilegiada de todo esse trânsito, desde o início até o final, pois o Sol está acima do horizonte durante todo o período”, afirma Elysandra. “Durante o trânsito, os observadores verão um pequeno círculo preto passando pelo Sol”.

A partir das 8 horas do dia 9 de maio, o IAG vai disponibilizar telescópios com filtros solares para o acompanhamento do Trânsito de Mercúrio pelo Sol. “Os filtros são necessários porque não é recomendado olhar diretamente para o Sol”, observa Elysandra. “Se não houver uma proteção adequada, a exposição aos raios solares pode provocar cegueira permanente”.

Também para evitar que os observadores encarem o Sol diretamente, durante a observação serão feitas projeções da imagem do Sol captada por luneta em um anteparo. Como há a possibilidade do céu ficar encoberto em alguns momentos, também haverá no local um monitor de televisão que exibirá as imagens do Trânsito de Mercúrio captadas por satélite pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. O IAG está localizado na Rua do Matão, 1.226, Cidade Universitária, São Paulo.


Foto: Christopher Go/Cebu Philippines