05/05/2016

Pós-doutorado em Parasitologia com Bolsa da FAPESP


O Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP dispõe de uma vaga para pós-doutoramento com Bolsa da FAPESP.
O selecionado participará do projeto “Caracterização molecular das interações entre carrapatos, riquétsias e hospedeiros vertebrados”, coordenado pela professora Sirlei Daffre no Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. 
Segundo Daffre, os carrapatos têm hábito de vida parasitário, alimentando-se obrigatoriamente de sangue e/ou linfa de vertebrados. Como resultado da hematofagia, esses artrópodes podem transmitir uma grande variedade de patógenos.
Entre as riquetsioses transmitidas por carrapatos, destaca-se a Anaplasmose Bovina (AB) e a Febre Maculosa Brasileira (FMB). AB é uma doença grave que afeta bovinos, sendo causada por Anaplasma marginale e transmitida por Rhipicephalus microplus no Brasil. Apesar da grande importância veterinária e econômica, não existe uma vacina comercial para o controle de R. microplus ou da AB.
“Do mesmo modo, não existe uma vacina para a prevenção da FMB, a riquetsiose mais grave que afeta os seres humanos. Em nosso país, o agente etiológico da FMB, Rickettsia rickettsii, é transmitido por carrapatos do gênero Amblyomma”, explicou.
O projeto de pesquisa tem como objetivo elucidar os fatores moleculares envolvidos na interação entre carrapatos e rickettsias, contando com a participação de uma rede de pesquisadores com expertises complementares. Os dados gerados podem revelar novos alvos para o desenvolvimento de vacinas para o controle de ambos os carrapatos e de AB e FMB.
O candidato deve ter expertise em bioquímica e biologia molecular. É desejável que tenha conhecimento em técnica de cultura celular.
Os interessados devem enviar, até 15 de maio de 2016, curriculum vitae, carta de interesse e duas cartas de recomendação para sidaffre@icb.usp.br.
Mais informações sobre a vaga: fapesp.br/oportunidades/1097.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Fonte: Agência FAPESP
Foto: Wikimedia