11/05/2016

Prefeitura de Palmas lança robô irrigador e novas tecnologias durante evento.


A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) fará lançamento de um moto robô agrícola, único do gênero no mundo, no decorrer da Feira Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2016). O robô foi desenvolvido pelo laboratório de engenharia de mecatrônica da secretaria.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, esclarece que se trata de um equipamento que vai trabalhar na irrigação, adubação e pulverização de fungicidas orgânicos para o controle de pragas e doenças em hortas comunitárias, com utilização de energia solar. “Este moto robô é um equipamento de utilidade pública que será empregado na agricultura familiar, sem custos para os produtores, minimizando o tempo de trabalho, baixando os custos da produção e racionalizando a mão de obra”, enfatizou Sahium.

Entre as novidades tecnológicas da secretaria lançadas na feira também constam um alimentador de peixes e uma mini fábrica de ração, ambos movidos à energia solar.

De acordo com o secretário, o alimentador de peixes é um dispositivo programado por time, com programação de horários das refeições, o que facilita na alimentação dos peixes de hábitos noturnos, sem que haja a necessidade de mão de obra humana neste período.

“Vários peixes têm costumes noturnos, a exemplo dos pintados, e alimentá-los durante o dia não gera o mesmo desenvolvimento. O aparelho possui reservatório para armazenar energia solar durante o dia para ser utilizado à noite, lembrando inclusive, que é o único no mundo com esse tipo de tecnologia”, disse Sahium.

Já a mini fábrica de ração requer apenas 3m² para sua implantação, e o material produzido pode ser personalizado para atender às necessidades do produtor. A produção será com uso de milho, farelo de soja, concentrado de mineral e vitaminas produzidos na própria propriedade rural. Com o produto, os agricultores reduzirão os custos em até 40%, podendo produzir mais e se tornar mais competitivo, explicou o secretário.

Sahium destacou que na edição da Agrotins de 2016, a Prefeitura de Palmas é a única entidade que traz novidades para a área de agricultura familiar.

Fonte: Deni Rocha / Prefeitura de Palmas