12/05/2016

Produção de alunos da Unicamp será exibida no Festival de Cannes 2016




"Dá vontade de continuar e fazer cada vez mais filmes", é o que afirma a estudante Paula Cintra, que junto com colegas do curso de midialogia da Unicamp, em Campinas (SP), teve um curta-metragem feito na graduação selecionado para exibição na categoria Short Filme Corner do 69º Festival de Cannes, na França, a partir desta quarta-feira (11).

A produção, nomeada de "Coisa-Malu", conta a história de uma menina tímida que passa o tempo inventando fantasias, até que um dia atravessa um portal que a leva até um mundo mágico. "A história foi surgindo inspirada em nossas maluquices, inquietações e experiências do dia a dia", conta a aluna Camila Santana.

Produção
Mas não foi fácil chegar até lá, segundo os alunos da Unicamp. Os estudantes acumularam funções e tiveram que correr contra o tempo para finalizar o filme. A produção durou dois anos.

"Foram em torno de 80 pessoas envolvidas na produção (...). Para trabalhar com tantas pessoas foi necessário criar uma estrutura de produção que não estávamos totalmente preparados. O resultado disso foram muitas noites sem dormir", brinca o estudante Tobias Rezende.

De acordo com Rezende, o grupo não fez a produção pensando no festival. Eles decidiram se inscrever na categoria "Short Film Corner" no fim das filmagens e pensaram que não tinham nada a perder, já que em anos anteriores produções de outros alunos do curso tinham sido selecionadas. "Pensamos: por que não tentar? Como não custava nada arriscar, arriscamos. E valeu a pena", se alegra o estudante. 

Custos e viagem
Os alunos receberam uma verba de R$ 4,5 mil da Unicamp para realizar a produção. No entanto, para que a viagem até a França fosse viabilizada,  fizeram uma espécie de "vaquinha" on-line, onde conseguiram ajuda para custear 50% dos gastos. Segundo Paula, era fundamental para a carreira de todos que eles conseguissem estar no festival.

"Ir para Cannes [um dos mais conceituados do mundo] abre a possibilidade para entrar em contato com grandes produtores do cinema nacional e internacional. Estaremos no mesmo ambiente que profissionais renomados da área cinematográfica, com quem poderemos fazer contatos para possíveis parcerias em projetos futuros", afirma.

Oportunidades no futuro
Essas parcerias também são importantes, já que, segundo Rezende, o cinema no Brasil ainda enfrenta algumas barreiras.

"Acredito que um dos grandes desafios para o cinema brasileiro seja conseguir oferecer oportunidades iguais de distribuição para a grande quantidade de filmes produzidos no país. Ainda há dificuldade na inserção de filmes independentes dentro das salas de circuito comercial", afirma.

Para Paula, ainda que haja dificuldades, uma conquista como essa ainda na graduação deixou-os bastante entusiasmados com o futuro. "Acho que nos motiva a continuar fazendo o que a gente gosta, mesmo que às vezes seja difícil, porque o resultado está aí, é um filme lindo que a gente ama, e que já está chegando tão longe", conclui.

Fonte: G1
Foto: Marcelo Nisida