21/06/2016

CEPID oferece duas vagas de Pós-Doutorado em Matemática Aplicada


Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa em Matemática Aplicada à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado com bolsa da Fundação.
O CeMEAI está sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus São Carlos, e receberá inscrições até o dia 30 de junho.
Uma das vagas (fapesp.br/oportunidades/1168) é voltada ao trabalho em modelagem de materiais compostos, a ser realizado em colaboração com a divisão de materiais e mecânica computacional da Chalmers University, da Suécia, e com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Candidatos devem ter PhD em Matemática Aplicada, Métodos Numéricos ou áreas relacionadas; habilidades em uma linguagem de programação e em mecânica dos meios contínuos de sólidos e líquidos; e interesse em interagir com outros parceiros em ciência dos materiais e técnicas experimentais de materiais compósitos.
A outra vaga (fapesp.br/oportunidades/1169) é voltada ao trabalho em modelagem de processos de deposição direta de metal por meio de laser, a ser realizado em colaboração com o KTH Royal Institute of Technology, da Suécia.
Candidatos também devem ter PhD em Matemática Aplicada, Métodos Numéricos ou áreas relacionadas; habilidades em uma linguagem de programação e em mecânica do contínuo de sólidos e líquidos; além de interesse em interagir com outros parceiros em tecnologia de laser em deposição de metal.
As bolsas estão disponíveis pelo período de dois anos, mas o desempenho será avaliado anualmente. Currículos e candidaturas devem ser encaminhados ao coordenador do CeMEAI, José Alberto Cuminato: jacuminato@gmail.com.
Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.