13/06/2016

I Fórum Aberto de Ciências da América Latina e o Caribe – CILAC 2016



De 6 a 9 de Setembro acontecerá em Montevidéu (Uruguai) o I Fórum Aberto de Ciências América Latina e Caraíbas, CILAC 2016. O evento irá celebrar a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e o 50 aniversário de Castala, a primeira Conferência sobre a Aplicação da Ciência e a Tecnologia ao Desenvolvimento de América Latina, organizada pela Unesco em cooperação com a Comissão Econômica para América Latina e Caraíbas (Cepal).
O evento será composto por diversas conferências realizadas por renomados especialistas da região e do mundo, além de sessões temáticas e eventos paralelos nos quais participarão ministros, reitores de universidades, empresários, acadêmicos, representantes de organismo internacionais e não-governamentais.
O Fórum vai se estabelecer, desde 2016, como arena regional de debate e troca, e será organizado a cada dois anos de forma itinerante em diferentes cidades da região. Procura se estabelecer como plataforma para a definição de posições comuns em torno de uma agenda científica para o desenvolvimento sustentável e levar a voz da região ao âmbito global do Fórum Mundial de Ciência.
Está organizado de maneira conjunta pelo Escritório Regional de Ciências da Unesco para a América Latina e o Caribe, a Prefeitura de Montevidéu, a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação (ANII), a Universidade da República (Udelar) e a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Tem o auspício do Laboratório Tecnológico do Uruguai (Latu), a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e o Caribe (RedPOP) e a Comissão Nacional do Uruguai para a Unesco.
A conferência, única em sua espécie, vai ligar futuros pesquisadores com cientistas de primeiro nível, empreendedores jovens com líderes de empresas e corporações, visionários e inovadores com responsáveis políticos, artistas, designers, inventores e engenheiros, jornalistas científicos e centros de divulgação científica.
Todos eles convocados pelos grandes desafios de nossa época, que exigem a colaboração interdisciplinar e multisetorial de toda a sociedade latino-americana e caribenha.
Na página do CIPDH você vai poder baixar as bases da chamada pública a propostas de Sessões temáticas e Eventos paralelos, para instituições interessadas em oferecer conteúdos para este encontro inovador.
Para mais informações, entre em contato na página web do Fórum CILAC http://www.forocilac.org.
Fonte: Unesco