11/06/2016

Secretário da ONU diz que benefícios da tecnologia precisam ser compartilhados entre todos


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse na segunda-feira (6) que os benefícios da tecnologia e da inovação precisam ser compartilhados com aqueles que “têm mais a ganhar”, durante fórum multilateral sobre o tema realizado em Nova York.
“Ao longo dos próximos 15 anos, o progresso da ciência, da tecnologia e da inovação será a chave para cumprir todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável — desde a erradicação da pobreza à agricultura, segurança alimentar, energia, água e saneamento e as mudanças climáticas”, disse Ban a delegados, líderes empresariais e inovadores no evento organizado na sede da ONU.
“Vincular ciência, tecnologia e inovação com o progresso no desenvolvimento sustentável é o maior desafio. Esta é a lacuna que este fórum deve fechar. Vocês têm uma missão crítica a cumprir”, completou.
Convocado pelo presidente do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), o fórum teve como objetivo discutir “uma vida de dignidade para todos, com uma maior prosperidade compartilhada em um planeta limpo e saudável”.
“A inovação é incorporada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), juntamente com o avanço da ciência e da tecnologia, na meta 17”, disse o chefe da ONU. “Mas ciência, tecnologia e inovação não devem ser limitadas à meta 17. Elas atravessam todos os ODS como um elemento importante da implementação”.
Ele declarou que ciência, tecnologia e inovação não podem ser limitadas ao uso de novas tecnologias ou softwares, sendo a inovação uma mentalidade e uma atitude. “Isso significa questionar suposições, repensar sistemas e procedimentos estabelecidos, e introduzir novas estratégias. As novas tecnologias são importantes, mas como um meio para um fim”, explicou.
O secretário-geral indicou que o fórum multilateral ocorrerá a cada ano até 2030, para reunir ideias e encontrar maneiras de incentivar, ampliar e adotar soluções inovadoras.
“Espero que seja uma nova maneira de fazer as coisas nas Nações Unidas. Vamos precisar de propriedade, participação e envolvimento ativo de todos os setores da sociedade para o desenvolvimento sustentável se tornar uma realidade global dentro dos próximos 15 anos “, declarou.
Fonte: ONU