19/06/2016

Ufam lança revista de produção científica


Universidade Federal do Amazonas (Ufam) lançou, nesta quinta-feira (16), a primeira edição da revista “Terceira Margem Amazônia”. O lançamento foi realizado durante o workshop de produção científica no Centro de Ciências do Ambiente da Ufam.

A publicação recebeu aporte do governo do Amazonas por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A diretora técnico-científica da Fundação, Andrea Waichman, participou do lançamento da revista. Na oportunidade, ela fez parte de uma mesa redonda na qual foram discutidos os desafios da pesquisa, ensino e extensão para a sociedade.

De acordo com o coordenador do workshop e editor da revista, Lindomar Silva, a publicação busca divulgar trabalhos fruto de estudos, pesquisas e experiências sociais relacionados à Amazônia. A publicação também pretende estimular o intercâmbio e o debate entre a comunidade acadêmico, científica e atores sociais, de forma a contribuir para a produção de conhecimentos sobre a região.

“O lançamento dessa revista só se deu devido à Fapeam que foi fundamental na liberação dos recursos para que a mesma pudesse ser publicada. Isso é muito importante porque a produção científica é a forma pela qual se presta contas, mostrando os resultados e a relevância das pesquisas desenvolvidas. É com essa perspectiva que os organizadores da Revista Terceira Margem Amazônia estão promovendo esse evento, com propósito de apresentar a produção e realizar debates sobre a produção científica na Amazônia”, disse Silva.

O Workshop encerra nesta sexta-feira (17), com a palestra “Desafios e Estratégias para o Avanço da Produção Científica no âmbito da Agricultura Familiar”, com o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e um dos editores da revista, Gutemberg Guerra.

Fonte: Ada Lima / Agência Fapeam

Fotos: Érico Xavier / Agência Fapeam