09/07/2016

Pesquisador cria canal no youtube para ensinar física através do skate


Nos últimos anos, esportes radicais como surf e skate ganharam mais espaço na mídia e mais adeptos entre os jovens. A causa disso são os atletas brasileiros que vêm se destacando mundialmente. Pensando nisso, o doutor em Engenharia Nuclear, Albérico Blohem de Carvalho, criou um canal no youtube que une Física e esporte. Uma forma de tornar mais fácil o aprendizado dos jovens.

“O canal vem estreitar laços entre esta ciência e adolescência. Assim, além de incentivar a prática, desenvolve o espírito científico. Alguns estudos mostram que o skate pode ser utilizado como um facilitador na construção do conhecimento científico, tornando-o mais acessível e compreensível”, contou.

O objetivo do canal é ser uma ferramenta complementar para o ensino da Física. Além de estimular os alunos a utilizarem as novas tecnologias para auxiliá-los na construção do conhecimento, encorajá-los a praticar algum esporte. O professor ressalta a importância do projeto. “Sabemos que os jovens estão cada vez mais sedentários e isto pode refletir em uma vida adulta inativa aumentando assim a probabilidade de se desenvolver alguma doença crônica.”

Os vídeos são divididos de duas formas: os rápidos, de aproximadamente 15 segundos, que apresentam ou lembram um conceito físico e os mais longos, por volta de 1 minuto, que são explicativos. O conteúdo poderá ser acessado por qualquer pessoa através do Youtube.  Albérico explicou que a exposição dos vídeos em sala de aula servirá para facilitar o ensino e complementar a aula.

A divulgação do canal “Física pelo Esporte” começou há pouco tempo. Ele foi lançado na Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart) no dia 10 de junho, através da oficina temática intitulada “Ferramentas para o Ensino de Física Explorando Novas Tecnologias”. Neste dia, foram entregues DVDs com vídeos do canal aos professores. O doutor em Engenharia Nuclear mostra-se animado com os resultados.

Apoio
O projeto integra o edital “Popularização da Ciência” desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). Além do canal no Youtube, o pesquisador criou uma conta no Instagram (@fisicapeloesporte) onde posta fotos relacionadas aos temas dos vídeos e uma página no Facebook. Assim, disseminando o projeto para além de Aracaju.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Fapitec/SE