08/07/2016

Sesc Manaus recebe exposição do Museu da Vida "Biodiversidade e saúde"



Até 2020 o mundo estará na “Década da Biodiversidade”, lançada pelas Nações Unidas em dezembro de 2011. A ONU pretende, com isso, implementar planos estratégicos visando à preservação da natureza e encorajar os governos a desenvolver e comunicar resultados do chamado Plano Estratégico para a Biodiversidade. Mas, o que é biodiversidade? Para ajudar a entender a questão, o Sesc Manaus e o Museu da Vida, da Fiocruz, uniram-se para apresentar a exposição “Biodiversidade e saúde”, cuja temporada na capital do Amazonas será do próximo dia 10 de julho a 16 de setembro. A mostra itinerante - voltada ao público a partir de 12 anos – estimula a reflexão sobre as relações entre a biodiversidade, a saúde e suas perspectivas socioambientais, especialmente no Brasil, que abriga uma em cada cinco espécies existentes no planeta.

A exposição foi desenvolvida em parceria com Farmanguinhos (Instituto de Tecnologia em Fármacos). “Biodiversidade e saúde” faz parte de iniciativa da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), por meio do Museu da Vida, que estabeleceu cooperação técnica com o Programa Sesc Ciência, em 2016. O Programa foi criado em 1987 para viabilizar a montagem de exposições itinerantes e de salas de ciência no âmbito do Serviço Social do Comércio. Desta forma, será possível impulsionar e ampliar as ações de divulgação e popularização da ciência das instituições no território nacional (o Sesc está presente em todos os estados do país). Isso permitirá ainda a democratização do conhecimento científico nas pequenas cidades, em especial as do interior dos estados ou sem grandes recursos. Desde sua criação o programa esteve em mais de 250 cidades, atraindo cerca de um milhão de visitantes.

A exposição “Biodiversidade e saúde” está dividida em painéis e módulos interativos. E convida a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia, a conhecer mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. Outro ponto importante é permitir que o público reflita sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. A mostra discute a biodiversidade como fonte de saúde; por exemplo, na produção de medicamentos e vacinas; abrange também o reconhecimento científico de plantas medicinais e a distribuição de fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

As crianças poderão brincar com o jogo da memória, que apresenta informações sobre espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Os pequenos também poderão participar de atividade interativa sobre as relações ecológicas que acontecem no ambiente da floresta.

Ocupando área de cerca de 100 metros quadrados, “Biodiversidade e saúde” foi apresentada pela primeira vez ao público no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em outubro de 2013, quando integrou as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Sobre o Sesc 
Parceiro do Museu da Vida na iniciativa, o Sesc no Brasil foi criado em 13 de setembro de 1946 pela Confederação Nacional do Comércio. Mantido pelos empresários do comércio de bens e serviços, o Serviço Social do Comércio – Sesc – é uma entidade privada que objetiva proporcionar o bem-estar e qualidade de vida do comerciário, sua família e da sociedade. No estado do Amazonas, está presente em oito municípios – Manaus, Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Maués, Tefé, Coari e Parintins – desenvolvendo atividades relacionadas com suas áreas de atuação.
O Museu da Vida é um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC), unidade da Fiocruz. O objetivo é informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, através de exposições permanentes, atividades interativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios.

Serviço
Exposição: “Biodiversidade e saúde”
Local: SESC Balneário - Sala de Ciências 
Endereço: avenida Constantinopla, 288 - Alvorada, Manaus – AM
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Informações e agendamentos nos telefones: (92) 2121-5397 e 2126-9557.
E-mail: sala.ciencias@sesc-am.com.br

Fonte: Maxpressnet