19/07/2016

Taiwan constrói sonda para inédito projeto de mineração lunar da Nasa


Taiwan está construindo uma sonda de 47 milhões de dólares como parte do primeiro projeto de mineração lunar do mundo, informaram autoridades na segunda-feira.

A sonda, feita pelo Instituto Chung-shan de Ciência e Tecnologia (CSIST), vai levar um rover e pousar na superfície da lua após uma viagem de três dias a partir da Terra.

A agência espacial americana Nasa está liderando o projeto, que é chamado de Resource Prospector (prospector de recursos) e pretende ser a primeira expedição de mineração em um outro mundo.

O rover é projetado para escavar hidrogênio, oxigênio e água na lua, afirma a NASA no seu site.

"Para ser honesto, o cronograma está pressionando", disse à AFP Han Kuo-chang, chefe do programa de cooperação internacional do CSIST, acrescentando que os Estados Unidos vão fornecer o rover e o sistema de propulsão de descida da sonda.

"Se o Resource Prospector provar ser bem sucedido, a lua poderia ser usada como uma base para viagens espaciais para Marte", disse Han.

É a primeira vez que Taiwan constrói uma sonda lunar. O CSIST deverá entregar o veículo de 3,7 toneladas para a Nasa antes do final de 2018, segundo o acordo assinado entre Taiwan e a agência espacial americana.

A Nasa deve lançar a missão de mineração na lua no início da década de 2020.

Fonte: AFP