24/08/2016

Concurso de comunicação científica premiará vencedor com viagem à Europa


As inscrições para o segundo EURAXESS Science Slam Brazil estão abertas até 15 de setembro. EURAXESS Science Slam Brazil 2016 é um concurso que oferece aos pesquisadores ativos no Brasil a chance de mostrar seu trabalho, bem como talento oral e criatividade, para membros da comunidade científica e do grande público, em um clima descontraído. O concurso é aberto aos pesquisadores (de doutorandos em diante) de todas as nacionalidades e todos os campos de pesquisa.
Os  pesquisadores interessados têm até 15 de setembro para enviar sua candidatura. Os 5 melhores candidatos serão convidados por EURAXESS Links Brazil a participar dafinal no Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre 17 e  23 de outubro de 2016, com tudo pago.Os candidatos poderão fazer uso de material de áudio e de vídeo, slides ou qualquer outro suporte ou media, assim como equipamento cientifico.
As performances dos candidatos serão avaliadas pelo público e pelo júri, com base nos seguintes critérios: conceitualização, estilo e originalidade. O vencedor ganhará uma viagem à Europa, onde realizará um curso de comunicação científica junto com os cinco ganhadores dos EURAXESS Science Slams ASEAN, China, Índia, Japão e América do Norte. E ainda terá a oportunidade de visitar o instituto europeu de pesquisa de sua escolha!
O concurso é aberto aos pesquisadores de todas as nacionalidades e todos os campos de pesquisa.
Cada participante das finais fará uma apresentação do seu projeto de pesquisa, em inglês ou em português, com duração de até 10 minutos. Os candidatos poderão fazer uso de material de áudio e de vídeo, slides ou qualquer outro suporte ou media, assim como equipamento cientifico.

As performances dos candidatos serão avaliadas pelo público e pelo júri, com base nos seguintes critérios: conceitualização, estilo e originalidade.
Os cinco finalistas receberão a assessoria de um coaching individual, antes da final. Além disto, eles participarão de um workshop de comunicação científica, no Rio de Janeiro, que terá como foco: Técnicas de apresentações para cientistas. Este
workshop será aberto a pesquisadores se encontrando no Rio de Janeiro no dia 18/10 mediante inscrição prêvia, e contará com a presença como treinadores
de Marco Andrade Brandão da TedX Rio e do vencedor do ano passado, Leonardo
Pereira Silva do Grupo Gatu. O vencedor ganhará uma viagem à Europa, para visitar o instituto de pesquisa da sua escolha.

Para participar:
Desenvolva uma ideia original para apresentar seu projeto de pesquisa ao mundo: pode ser palestra, sapateado, canto, experimento ao vivo… Tudo é permitido!
Faça um vídeo de até 3 minutos da sua performance, com o seu smartphone, câmera digital ou outro dispositivo. A apresentação deve ser em inglês ou português.
Envie seu vídeo pela plataforma Drop-it-to-me do EURAXESS Links Brazil (senha: “Science_Slam_2016”), mande seus contatos pelo e-mail brazil@euraxess.net e tenha a chance de ser um dos 5 finalistas a concorrer no slam

Fonte: Confap