12/08/2016

CONFAP divulga oportunidades de pesquisa na Europa



Elisa Natola, assessora para Cooperação Internacional Brasil-Europa do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), abordará programas de apoio à pesquisa e à mobilidade acadêmica financiados pela União Europeia num evento aberto ao público, no dia 16 de setembro, no Plenarinho da Reitoria da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), localizada na Avenida Madre Benvenuta 2007, Itacurubi, Florianópolis.
Às 15h, ela deve fazer uma exposição por videoconferência, de sua terra natal, a Itália. Elisa também é Ponto de Contato Nacional do MSCA (Marie Skodowska-Curie Actions), programa voltado ao fomento da excelência científica, que se enquadra no programa Horizonte 2020. Maior iniciativa de investigação e inovação da UE, o Horizonte 2020 tem como prioridade o fomento ao avanço de pesquisas e ideias por meio de uma abordagem aberta e que objetive o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em nível mundial, a fim de se prover o crescimento econômico e sustentável.
Mais informações sobre o programa MSCA e as oportunidades de bolsas na Europa estão disponíveis no link: ec.europa.eu/euraxess/index.cfm/links/eurRes/brazil.
Haverá transmissão por videoconferência para todos os demais Campi da instituição promotora do evento. “A UDESC tem 12 campi espalhados pelo estado e neles temos salas para videoconferência que, durante o evento, estarão disponíveis para professores e alunos da pós-graduação. Pesquisadores do interior podem entrar em contato com o campus da universidade na sua região e dizer que gostariam de assistir o evento”, explica Sonia Pereira Laus, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UDESC.
Seja na forma presencial ou a distancia, especialistas nos programas de mobilidade acadêmica entre a União Europeia e o Brasil darão informações estratégicas para pesquisadores do estado. “Alguns os desconhecem ou não sabem como submeter projetos, mas a própria UE foi desburocratizando seus mecanismos ao longo do tempo”, pondera Sônia, que tem contato com os programas há 20 anos. “A União Europeia tem recursos, basta que o pesquisador aprenda como buscá-los e se qualifique como demandante da bolsa, principalmente neste momento em que as nossas agências nacionais estão com dificuldade de financiar pesquisa.”

Programação completa
13:00 às 13:45–  Abertura. Antônio Carlos Vargas Sant´Anna, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UDESC
13:45:00 às 14:15hs –  o que é o EURAXESS e como o EURAXESS Link Brazil pode ajudar  os pesquisadores brasileiros. Charlotte Grawitz, representante da EURAXESS no Brasil
14:15 às 15:00–  O Programa Horizonte 2020 e   as oportunidades para a participação de pesquisadores brasileiros. Moacyr Martucci Jr,  National Contact Point Coordinatordo Programa.
15:00 às 15:45 – Os programas de fomento de mobilidade acadêmica da Comissão Europeia: Marie Skodowska-Curie Actions (MSCA) e  as oportunidades para a participação de instituições e pesquisadores brasileiros.  Elisa Natola, Assessora para Cooperação Internacional Brasil-Europa do CONFAP e Ponto de Contato Nacional do MSCA
15:45 às 16:45– Como escrever uma proposta exitosa para os programas financiados pela União Europeia. Moacyr Martucci Jr,  National Contact Point Coordinator do Programa
16:45 às 17:15– Sessão de perguntas e respostas
17:15- Sessão de encerramento

Inscrições: sonia.laus@udesc.br.
Maiores informações: 48 3664 8176, das 13 às 18:30hs.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP