23/08/2016

Descoberta abre novas perspectivas na luta contra o câncer

A descoberta de como funciona o Mecanismo de Reparação do DNA  nas células danificadas pelos raios UVA abriu uma nova perspectiva de avanço na luta contra o câncer, comunicou o Francês Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS).
Cientistas de universidades francesas e inglesas conseguiram pela primeira vez acessar o complexo mecanismo de reparação das células e como diferentes proteínas envolvidas neste processo, mostrou o estudo publicado pela revista científica “Nature”.
“A complexidade desse processo impediu os pesquisadores por muito tempo de compreender quais mecanismos eram seus”, afirmou O CNRS.

Mecanismo de Reparação

Graças ao se uso de nanotecnologias, uma equipe de biológos e físicos conseguiu gravar em tempo real como enzimas que atuam no processo de reparação do DNA danificado pelos raios ultravioleta.
O relatório acrescentou que, “quando o câncer é resistente à radioterapia ou à quimioterapia – cuja função é danificar o DNA das células cancerígenas – é porque suas células ativaram o mecanismo de reparação”.
Conhecer estes mecanismos pode permitir estudar novas pistas para inibir o efeito dessas enzimas nesse processo-chave de reparação. Este avanço também pode ter efeitos na cura de algumas doenças bacterianas, como a tuberculose, que utilizam proteínas muito semelhantes para se proliferar.
Fonet: EFE aúde