09/08/2016

Maior pegada de dinossauro carnívoro descoberta na Bolívia

Com 1,20 metros, a pegada deixada por um abelisaurus é a maior alguma vez encontrada por um dinossauro carnívoro. O animal que a deixou poderia ter mais de 12 metros de altura.


Uma pegada de dinossauro com 1,20 metros de largura encontrada na Bolívia é considerada uma das maiores pegadas de dinossauros carnívoros alguma vez encontrados. De acordo com o paleontólogo Sebastian Apesteguia, citado pela Agência Reuters, a pegada foi deixada há 80 milhões de anos por um abelisaurus.

“Os abelisaurus eram os grandes carnívoros do fim do período Cretáceo”, explica Apesteguia, que está a estudar a descoberta.

E para uma pegada gigante, um animal gigante. Como informa o paleontólogo, “o tamanho normal de um abelisaurus é cerca de 9 metros. Mas as pegadas que encontramos foram deixadas por um animal que tinha mais de 10 ou até mais de 12 metros”.

A pegada foi descoberta por um guia turístico numa zona perto da cidade de Sucre, no centro da Bolívia.

Apesar de ter sido encontrada numa zona em que existem várias pegadas de dinossauros — existe até um Parque Cretáceo no local –, a pegada “é maior do que qualquer outra que já encontramos na área”, disse o paleontólogo. “É um tamanho recorde para dinossauros carnívoros do final do período Cretáceo na América do Sul”, acrescenta.

Fonte: Observador