04/08/2016

Professor de Química adapta experimentos utilizando resíduos



Com objetivo de criar materiais alternativos para as aulas de Química, o professor Danilo Oliveira decidiu colocar em prática no Colégio Estadual Governador João Alves Filho, em Areia Branca, o projeto“Adaptação de experimentos presentes nos Livros Didáticos com Materiais Alternativos”. O objetivo do projeto é preparar o material didático com experimentos que possam ser realizados em sala da aula sem a necessidade da vidraria do Laboratório de Química e com materiais alternativos.

Danilo contou que a ideia do tema surgiu por causa da realidade da escola. “Não tem laboratório, não tinha sala de informática. Era uma estrutura bem precária, a gente só tem a sala, o pincel e o quadro. Então, a partir desse momento eu tive a ideia de fazer experimentos com materiais alternativos com os alunos, adaptar experimentos que estavam nos livros didáticos e também divulgar para outros professores de outras escolas.”

Junto com as bolsistas, Milena Rodrigues Rosário e Dávila da Conceição Muniz, o professor criou um blog onde são postados os experimentos e as fotos. “A nossa realidade não é diferente de muitas escolas públicas do país. Então, tem esse contato com outros professores e até alunos. A intenção do blog é divulgar.”

Um dos experimentos que eles fizeram em sala de aula é a destilação simples, que consiste em separar uma mistura homogênea em sólido e líquido. Normalmente, esse processo precisaria do balão volumétrico, do condensador e de outras vidrarias. Para a realização em sala de aula, eles usaram uma lâmpada queimada de poste e fizeram um condensador de garrafa pet e mangueiras.

As bolsistas, além de participarem ativamente do blog, também tiveram a missão de selecionar os experimentos que seriam adaptados, testá-los e apresentar na sala de aula. A seleção das bolsistas aconteceu através da participação dos alunos na CIENART 2014 e da observação da aptidão para o projeto. Além disso, a questão financeira foi motivo para desempate.

A equipe já apresentou o projeto no Cienart 2015 com o titulo “Adaptação de Experimentos presentes em Livros Didáticos com Materiais Alternativos” e recentemente no VIII Encontro Estadual de Química (ENESQUIM) com o tema “Experimentos de Ciência encontrados nos Livros Didáticos e modificados com Materiais Alternativos”. Os próximos passos serão apresentar na CIENART 2016 com titulo “Divulgação de Experimentos com Materiais Alternativos através de um Blog” e no final do projeto, em dezembro, escrever um artigo científico e submeter para uma revista. Para mais informações: quimicacegjaf.blogspot.com

Apoio

O projeto faz parte do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBICJr), fruto de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe (FAPITEC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).  

Fonte: FAPITEC