14/09/2016

Adoçante que protege os dentes? Conheça o Xilitol!

Encontrado especialmente em chicletes, essa substância combate as bactérias causadoras da cárie e ainda é 40% menos calórica que o açúcar.
Já pensou se existisse uma espécie de açúcar natural bem menos calórico do que o que já conhecemos e ainda amigo da saúde bucal? Pois ele existe e chama Xilitol! Encontrado na natureza, esse adoçante também é produzido pelo corpo humano (de 5 a 15 gramas por dia) e ajuda a combater a cárie!
“Ele é extraído, para produção industrial, de diversos tipos casca de árvores, mas também é encontrado em plantas, em frutas como uva e morango e em vegetais como alface, cebola e cenoura O seu gosto e aparência são bastante semelhante a sacarose (açúcar de mesa) porém, 40% menos calórico”, diz Marcos Moura, cirurgião-dentista e diretor executivo da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).
Xilitol x cárie 
Como se as informações acima já não fossem suficientes para amarmos o Xilitol, ele ainda oferece mais. Esse adoçante tem o poder de inibir o crescimento da bactéria Streptococcus mutans, principal causadora da cárie.
Para comprovar essa teoria, um estudo de Belize resolveu testar a ação desse adoçante. Assim, três grupos de crianças foram formados. Para um, eles ofereceram chicletes com o Xilitol, para o segundo, gomas de mascar com outros tipos de adoçante e por fim, analisaram um terceiro grupo sem chiclete nenhum.
O resultado mostrou um risco de cáries 70% menor no grupo que consumiu a goma com Xilitol em relação ao grupo que não consumiu nenhum chiclete. E esse mesmo risco foi cerca de 50% menor do que o do grupo que consumiu chiclete com sorbitol (o outro tipo de adoçante)
Xilitol + Chiclete 
Depois dessa pesquisa, não é a toa que essa substância tem sido encontrada em muitos chicletes por ai. “Pesquisas científicas indicam que o uso do Xilitol em gomas de mascar pode reduzir a quantidade de Streptococcus mutans e claro, de placa bacteriana. Pois, além dos efeitos já citados do adoçante, o ato de mastigar chicletes aumenta o potencial de remineralizaçāo dental em virtude do estímulo do fluxo salivar”, diz o especialista.
E nós aqui do Terra já sabemos que quando a saliva é produzida em boa quantidade e qualidade ela desempenha diversas funções, principalmente a de “detergente bucal”, que favorecem uma boa saúde bucal e um bom hálito.
Xilitol + Flúor 
Os benefícios do Xilitol são tantos que seu poder está sendo comparado até ao do flúor. “Estudos já mostram que a remineralizaçāo proveniente do xilitol possui magnitude semelhante à conferida pelo flúor”, diz Marcos.
Assim, a combinação Xilitol e flúor parece ser mais um sucesso do adoçante. Segundo Marcos, a inclusão do Xilitol em cremes dentais com flúor, após 3 anos de uso, resulta em 12% de redução de cáries comparado com o uso de um creme dental somente com flúor.
Outors benefícios
E ele já pode ser usado em outros departamentos também. “Ele tem aprovação para uso em alimentos e produtos farmacêuticos como xaropes para tosse, pastilhas para garganta e multivitaminas mastigáveis infantis, pois, por ser um terço menos calórico que o açúcar comum acaba sendo uma alternativa até para os diabéticos”, diz o especialista.
Sem substituição 
No entanto, é importante que se diga que, apesar de todos esses benefícios, o consumo ou uso do Xilitol nunca poderá substituir uma boa higienização bucal.
“As propriedades benéficas do ato de mascar o chiclete com xilitol só serão de fato positivas em uma boca saudável e livre de excesso de placa bacteriana. Ele jamais poderá substituir uma correta higiene bucal feita pela escova de dente, fio dental e limpadores de língua”, diz o especialista.


Fonte e imagem: https://saude.terra.com.br