29/09/2016

Pesquisadores testam inseticida que pode combater Aedes aegypti, no AP

Pesquisadores do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas do (Iepa) estão testando m inseticida que pode ajudar no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vírus da zika e febre chikungunya. 
Se aprovado, o produto poderá ser distribuído gratuitamente para a população.O doutor em entomologia médica do Iepa, Allan Kardec, explica que os testes iniciaram há cerca de 2 meses e os resultados se mostraram positivos. 
Trata-se de um produto que, quando colocado em um recipiente com água parada, impede que as larvas do mosquito se desenvolvam e assim, não pode ser contraída por vírus. “Em todos os testes que fizemos, os resultados se mostraram positivos, pois as larvas não apresentaram sinais de desenvolvimento. Isso porque o produto é liberado lentamente na água e todas as larvas são atingidas, e o efeito se mostra progressivo”, disse o pesquisador. Segundo o Iepa, a previsão é que o produto dure até 6 meses. 
A mostra do produto pode ser colocada em caixas d´água, baldes, vasos de plantas e outros recipientes que acumulem água. Dentro do Iepa foi montado uma casa para submeter os mosquitos a diferentes ambientes e em diferentes alturas, para se saber qual o mais eficaz. 
O trabalho é desenvolvido pelo instituto com o apoio da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Ministério da Saúde (MS). Os testes ainda estão em andamento, de acordo com o Iepa, e se o produto for aprovado, será distribuído para os moradores da capital. .  

Fonte: Jornal Floripa- de http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2016/10/pesquisadores-testam-inseticida-que-pode-combater-aedes-aegypti-no-ap.html